sexta-feira, março 24, 2006

The world is mine!



quarta-feira, março 08, 2006

Desfile de vaidades!


Cessou mais um ano cinematográfico que como habitualmente culminou na afamada entrega dos Óscares pela Academia, que premeia os melhores argumentos, realizações e actuações, entrou outros aspectos desta arte. Mas como tudo nesta vida, também este evento perdeu o glamour de outros tempos. A cerimónia que tradicionalmente se pautava por ser o desfile das grandes estrelas, aqueles em quem os comuns mortais se inspiravam, foi este ano pungido pelo mau gosto, pela escassez de charme e de etiqueta! Os trajes, a maquilhagem, os penteados, tudo de uma simplicidade quotidiana e banal! Onde estão o trejeito glamoroso de Grace Kelly ou o cariz magnifico de Audrey Hepburn? Teremos que esperar mais um ano para comprazer este nosso desejo por bom gosto, excelência e nobreza!
Blogueijos.

terça-feira, março 07, 2006

Dia Internacional da Hipocrisia!

Amanhã o mundo assiste a mais uma farsa internacional! Comemora-se o Dia Internacional da Mulher! Como se este dia, que pretendia ser uma homenagem a um grupo de mulheres corajosas que perderam a vida por terem reivindicado os seus direitos, fosse representativo de alguma coisa. É em comemorações como estas que sobressai a hipocrisia da espécie humana. Grandes festas, jantaradas, alguns copitos a mais, muito regabofe e depois chegam a casa e sofrem agressões físicas e verbais, são sexualmente abusadas ou oprimidas pelos maridos ou pela própria família, chegando mesmo a consentir abusos psicológicos. Mas claro, tudo isto passa em branco numa sociedade passiva, apática e inoperante perante factos consumados. O maior e o pior ensinamento parte sempre do poder institucionalizado! Um exemplo básico é o continuar a negar-se à mulher/mãe o direito mais fundamental: ser mãe. Ainda hoje a mãe tem que optar entre cuidar do seu rebento ou ter dinheiro suficiente para providenciar o seu alimento e cuidados básicos. Este é só um pequeno modelo da duplicidade da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Como se nós tivéssemos que ter um dia especial só porque somos mulheres! NÃO! É porque somos mulheres que somos especiais e é por esse facto que nos foram conferidos dons especiais, únicos, singulares, inimitáveis pelos nossos congéneres masculinos e que deveriam ser relembrados por todos, todos os dias.
Será que no Afeganistão as mulheres amanhã também se reunirão para assinalar este dia? Onde está a igualdade entre todos?
Blogueijos.

domingo, março 05, 2006

Bad weather!


Mau tempo!
Apesar de hoje ter estado um lindo dia de primavera, ontem o burgo ia-se submergindo com tanta água e tanto vento! Quase parecia que nos tínhamos deslocado para o reino do Sr. Bush e estávamos a ser castigados pelos Deuses! As intempéries foram de tal forma que o vendaval derrubou o nosso estimado pinheiro. Sim, os nossos corações ficaram ontem mais cinzentos e com mais esta mágoa. A pouco e pouco vão-se desvanecendo todas as ligações que imortalizavam o nosso passado. É um sinal de que o ciclo de vida se vai findando.
Avançando!
Amanhã rumo mais uma vez à capital para me encontrar com as hostes intelectuais, parto em busca de sabedoria e inspiração e espero que o check-up mensal seja fecundo! Tenho noção de que deveria sentir-me agradecida por este colossal privilégio, mas ando num estado de cansaço extremo e decididamente preciso de um retiro espiritual ou de um internamento compulsivo num Spa na Polinésia francesa! Seria um sacrifício atroz! Se alguém tiver outra solução, estou aberta a convites equivalentes.
Trarei notícias do Olisipo.
Blogueijos.